
Foi vítima de fraude bancária?
Saiba o que fazer para recuperar valores perdidos
Sabemos que a segurança financeira é uma prioridade para todos, mas ninguém está livre de ser vítima de alguma fraude bancária.
Atualmente os golpes acontecem de diversas formas, como quando pessoas se passam por um correntista ou invadem sua conta, conseguindo utilizar os recursos disponíveis para efetuar compras, abrir uma conta, liberar novo cartão de crédito, realizar empréstimos ou transferências.
Direito a ser indenizado por fraude bancária
O titular de contas em bancos está protegido pelo Código de Defesa do Consumidor, e aquele que tem seus dados usados indevidamente é vítima de falha na prestação de serviços do Banco, que tinha o dever de proteger seus sistemas e dados pessoais tratados, fornecendo a segurança necessária para evitar a atuação de fraudadores.
Portanto, quando é comprovada a violação de segurança, dos deveres, falha na autenticação das transações ou tratamento irregular de dados pessoais pela Instituição Financeira, a vítima tem direito a ser indenizada.
Também, se a partir da fraude, a vítima tiver seu nome inserido em algum órgão de proteção ao crédito, pode ensejar a reparação por danos morais.
O que fazer caso tenha sido vítima?
Se você se encontrar nessa situação, é crucial agir rapidamente e tomar as medidas adequadas para minimizar os danos. Aqui estão alguns passos importantes que você pode seguir:
1. Preserve todos os registros online da abordagem
Guarde todos os documentos relacionados à fraude, como extratos bancários, recibos e registros de comunicação com o banco.
E em alguns casos incluem-se mensagens, áudios, vídeos, e demais registros das interações com os criminosos;
Essas informações serão valiosas para respaldar seu caso.
2. Notifique o Banco Imediatamente:
Entre em contato com o Banco, notificando sobre o ocorrido, solicitando o bloqueio ou cancelamento imediato do cartão, bem como o estorno dos valores subtraídos (Anote o horário, o nome do atendente e o número de protocolo da ligação para se resguardar juridicamente);
Atenção aqui! Pois muitos bancos costumam fazer perguntas à vítima com o objetivo futuro de alegar “culpa exclusiva da vítima” na fraude.
3. Registre um Boletim de Ocorrência detalhado:
O boletim de ocorrência é um documento essencial, pois a partir deste momento, o indivíduo não responde mais pelo uso do cartão;
4. Proteja suas Informações Pessoais
Peça para que a instituição bancária, informe quais dados foram usados indevidamente e quais ações tomadas, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
Revise e atualize suas senhas, códigos PIN e informações pessoais;
5. Contate as Autoridades Competentes
Faça uma reclamação em sites especializados de reclamação contra consumidores e no próprio PROCON.
Se após estes passos, não alcançar a devida restituição dos valores subtraídos, busque um advogado especialista que poderá acionar o banco judicialmente, visando a devolução da quantia roubada e, nos casos cabíveis, uma indenização por danos morais.
Se você foi vítima de fraude bancária, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos aqui para oferecer suporte legal e ajudá-lo a superar esse desafio. Sua segurança financeira é nossa prioridade.
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